Criar um Site Grátis Fantástico
HOMEOPATIA PAGINA 2
HOMEOPATIA PAGINA 2

 


colunas homeop

                                                               


 


II- OS 4 FUNDAMENTOS E BASES:
O edifício da Homeopatia está assentado em 4 pilares:


a.Experiência no homem são (patogenesias)


b.Lei dos semelhantes (similia simillibus curentur)


c.Doses mínimas


d.Medicamento único


 


a.Experiência no homem são (patogenesias):

 

Para testar, ou seja, experimentar os medicamentos homeopáticos, são usados voluntários, geralmente um grupo de médicos, que durante um determinado período tomam as medicações. Eles vão anotando os sintomas que vão sendo provocados pela ingestão dos medicamentos. Ao final da experimentação da experiência obtem-se a patogenesia daquele medicamento usado, isto é, a farmacologia do remédio , o poder curativo demonstrado na experimentação no homem são.

 

b.A LEI DO SEMELHANTE:


Lei do semelhante, isto é, o quadro sintomatológico apresentado por um paciente, é curado pela substancia que, experimentada no homem são, lhe produziu quadro sintomatológico “semelhante”. Exemplos na terapêutica corrente e na popular:Radioterapia para curar o câncer , vacinas para evitar doenças contagiosas, choque elétrico para fibrilação do coração , abelhas ( CHÁ DE ABELHAS para anúria, PICADAS DE ABELHAS para dores reumáticas ), chá de urtiga branca para alergia etc.

DOSE MÍNIMA:


- Dose exígua ou imponderável utilizada no tratamento pela lei da semelhança.

Este é o grande ponto de conflito com o tratamento convencional. Os alopatas costumam usar medicamentos muito concentrados, cujas doses às vezes chegam a mais de um grama por cada dose obtendo-se um efeito direto por ação de massa da medicação, chegando-se por vezes a intoxicar o paciente.

Porém, na homeopatia, utiliza-se diretamente o efeito inverso, ou secundário das drogas, onde observa-se que o efeito da medicação homeopática é ainda maior quando a medicação é mais diluída. Este efeito inverso também é, as vezes observado no tratamento convencional (alopatia), quando obtém-se um efeito indesejável ou colateral após a ingestão de uma droga. Exemplo: após tomar um calmante, ao contrario do esperado, o paciente fica terrivelmente agitado. Isso demonstra uma ação dupla das drogas.




                                  LABORATORIO




MEDICAMENTO ÚNICO:

Recomenda-se usar apenas um medicamento por vez, porque o organismo frente a um estimulo morbífico se comporta e responde como um todo. Assim justifica-se a corrente homeopática do UNICISMO, onde utiliza-se apenas um medicamento de cada vez e, às vezes também, em uma única dose ou tomada.


Consultorio de medicina natural, especialista em homeopatia e medicina tradicional chinesa.

CONSULTÓRIO : NA RUA SILVA JARDIM  111,  CENTRO, SÃO LUIS, MARANHAO . TEL.098-32212735, 32615500