Criar um Site Grátis Fantástico
HOMEOPATIA PAGINA 1
HOMEOPATIA PAGINA 1

 

HOMEOPATIA


CURSO INFORMATIVO PARA MÉDICOS E ESTUDANTES INTERESSADOS EM HOMEOPATIA


HOMEOPATIA
Conceito:
-A palavra de origem grega significa:
homeois = semelhante a
patos = doença

 

I- ORIGENS:

NA GRÉCIA ANTIGA: HIPÓCRATES.  400 A.C.:

hipocrates

 

Êle percebeu que os pacientes muitas vezes, se curavam quando, no curso de uma epidemia, sobrevinha uma doença com sintomas semelhantes (lei da semelhança= homeopatia) ou contrários aos daqueles que o paciente já tinha(lei dos contrários =alopatia).

 

 

 

Os defensores da homeopatia destacam o fato de que alguns princípios gerais da homeopatia já teriam sido enunciados por Hipócrates há cerca de 2500 anos: 

   Para Hipócrates, grande parte da arte médica consiste na capacidade de observação do médico. A observação deve ser feita sem nenhum tipo de preconceito ou julgamento, estando o prático aberto aos relatos explícitos e implícitos do paciente.


 
  • Observar:
  • Estudar o doente, não a doença. Este princípio, proposto no Ocidente pela primeira vez no tempo de Hipócrates,
  • assentou as bases da holística, estabelecendo que na compreensão do processo saúde/enfermidade não se divide a pessoa em sistemas ou órgãos, devendo-se avaliar a totalidade sintética do indivíduo. Este ponto é essencial no entendimento das históricas divergências entre as escolas de Cós (cujo expoente principal é o próprio Hipócrates) e de Cnido. Esta última pregava a especialização, a impessoalidade, o organicismo e a classificação das doenças.
  •  Dá-se importância à leitura prognóstica dos problemas da pessoa.
  • Avaliar honestamente
  •  A função precípua do médico é auxiliar as forças naturais do corpo para conseguir a harmonia, isto é, a saúde.
  • Ajudar a natureza
 
 
 

 

Esses princípios guardam semelhança com as conclusões de Samuel Hahnemann no século XVIII, como se expõe a seguir.

 

Hipócrates foi também o primeiro a descrever as duas maneiras principais de abordar a terapêutica: "Semelhantes são curados por semelhantes". Base terapêutica da homeopatia: Similia similibus curantur

E "Contrários são curados por contrários". Princípio seguido por que estabeleceu também as bases da: Contraria contrariis curantur, Galenoalopatia .

 

 

De Hipócrates a Paracelso 

 

Os séculos seguintes apresentaram preponderância crescente das crenças de Cnido e das práticas de Galeno, chegando ao dogmatismo. O establishment da Antigüidade e, posteriormente, da Idade Média, não permitia qualquer tipo de oposição às ideias galênicas que reinaram quase absolutas por quinze séculos. Galeno ficou conhecido por seus preparados farmacêuticos que incluíam várias substâncias em cada um deles. Sua teriaga, uma de tantas misturas preparadas, chegou a ter mais de setenta ingredientes em sua composição até a época de sua morte. Na Idade Média o preparado já continha mais de cem substâncias, sendo usado como antídoto universal. Até o final do Século XIX a teriaga estava registrada nas farmacopéias oficiais de vários países europeus.

 

Paracelso 

 

Um dos maiores críticos de Galeno, e, não casualmente, devoto de Hipócrates, foi Paracelso (14911541). Dotado de um espírito questionador, iconoclasta e revolucionário, esse médico e alquimista, nascido em Zurique, abalou as estruturas acadêmicas de sua época, questionando os clássicos e afirmando a necessidade de se realizarem experiências e observações próprias para o conhecimento da ciência. Com efeito, a medicina paracelsista é um retorno à filosofia da natureza, ao holismo. Ele vê a pessoa submetida às mesmas leis e princípios que governam o universo; em suas palavras: "Assim como é em cima, é em baixo". Para ele, a saúde é resultante da harmonia entre o homem (microcosmo) e o Universo (macrocosmo). Paracelso aceita o princípio da cura pelo semelhante e prescreve: "Scorpio escorpionem curat".

 

 

 

 

NA ALEMANHA:SAMUEL CHRISTIAN HAHNEMANN

Retrato de Hahnemann

 

 
Samuel Hahnemann, judeu, nasceu em 10 de abril de 1755, na Alemanha e filho de oleiros. Mas desde cedo foi agraciado por uma grande curiosidade e facilidade para aprender idiomas (aprendeu 8  línguas). Após formar-se em medicina exerceu-a por dez anos, regularmente. Porém, após assistir impotente uma epidemia dizimar sua família , ele tomou uma decisão inédita que mudaria toda sua vida: largaria a medicina até que descobrisse um tratamento mais eficaz e mais suave para os seus pacientes. Enquanto isso, passaria a viver somente de traduzir livros. Esta decisão foi um grande sacrifício que ele fez porque isso causou-lhe um grande prejuízo financeiro. Mesmo assim, decisão tomada, ele passou 10 anos de sua vida vivendo de fazer traduções. E foi assim que, traduzindo o livro AFORISMOS, de Hipócrates, que ele encontrou uma referencia a lei dos semelhantes. Por intuição passou então a experimentar varias substâncias. .
Ao aparecimento de sintomas artificiais causado pela ingestão das substancias, ele chamou de patogenesia. Este fenômeno,ele notou que é geralmente reversível após a retirada da substancia. 
Ele observou também que o efeito tóxico  das substancias diminuía muito quando elas eram diluídas, sem prejuízo da patogenesia. 
Hahnemann chegou a experimentar mais de 50 substancias diferentes nele próprio e, mais tarde, em seus seguidores.

A AUTO-EXPERIMENTAÇÃO:
Hahnemann , notou que várias substancias que ele experimentou, tinham o poder de produzir sintomas.

 

 

 

Consultorio de medicina natural, especialista em homeopatia e medicina tradicional chinesa.

CONSULTÓRIO : NA RUA SILVA JARDIM  111,  CENTRO, SÃO LUIS, MARANHAO . TEL.098-32212735, 32615500