Criar um Site Grátis Fantástico
HOMEOPATIA PAGINA 10
HOMEOPATIA PAGINA 10

                                                            terra girando

 

                                                                          A

 HOMEOPATIA NO BRASIL E NO


                  MUNDO:



-D. Pedro I – Benoit Mure

 

D. Pedro I trouxe para o Brasil o primeiro médico homeopata, Benoit Mure, da França.


 

Aceitação da homeopatia em todo mundo:


 

 

A aceitação da homeopatia como uma forma autônoma e válida de medicina depende da legislação de cada país. Eis o panorama conforme vigente até esta data:

 

  • Austrália: à semelhança do que ocorre no Reino Unido, a homeopatia é legalizada como prática médica, por ato do parlamento.

  • Bélgica: a homeopatia é reconhecida, desde que praticada por médicos. Cerca de 25% da população belga utiliza por vezes medicamentos homeopáticos.

  • Brasil: a partir de 1979 a homeopatia passou a constar no Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira e em 1980, do rol de especialidades do Conselho Federal de Medicina, deixando de fazer parte das medicinas alternativas e passando a constituir parte do que hoje se chama medicinas integrativas. O SUS - Sistema Único de Saúde - a inclui em suas rotinas de atendimento e hoje está estabelecida como política de Estado. Há no País médicos, veterinários e odontólogos, além de farmacêuticos, psicólogos e agrônomos, que trabalham oficialmente com homeopatia. Há também a formação em homeopatia ministrada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) onde não se exige graduação na área de saúde, e nem mesmo um curso superior, formando os chamados "terapeutas homeopatas", atividade que tem causado muita controvérsia. Todavia são poucas as faculdades de medicina no país que reconhecem a homeopatia como especialidade médica. A maior parte dos cursos de medicina (sobretudo os das universidades públicas e particulares de ponta) não reconhecem esta modalidade e nem a introduzem em suas ementas. Entre as poucas universidades que permitem o ensino de tais práticas, a maioria deixa a critério dos alunos a opção entre estudá-las ou não, ao definirem as disciplinas relacionadas ao método como eletivas.

  • Espanha: a homeopatia é reconhecida como especialidade de médicos e psicólogos, sendo ensinada nas universidades de SevilhaValladolidMúrciaBarcelonaBilbao e Málaga.

  • Estados Unidos: depois de ter sido popular no começo do século XX e ter declinado, a homeopatia ressurge, com escolas de formação em vários estados. Na década de '80 havia cerca de 1000 médicos homeopatas, e outros três mil profissionais usando homeopatia, inclusive dentistas, veterinários e psicólogos.
  • França: a homeopatia segue as regras estabelecidas por Philippe de Lyon, que só aceita as potências até CH30. Estes medicamentos, prescritos por médicos, são reembolsados pelo sistema público de saúde. Quase todas as farmácias francesas vendem medicamentos homeopáticos.
  • Índia: há mais de 120 escolas de homeopatia, ligadas a universidades e a hospitais, das quais 19 são mantidas pelo governo.

  • Países Baixos: a homeopatia não tem reconhecimento oficial, mas uma lei de 1996 garante o direito de cada pessoa escolher entre o tratamento pela medicina oficial ou por outra forma de terapia.
  • Portugal: a Ordem dos Médicos não reconhece a homeopatia como especialidade médica. No entanto, existem duas associações, uma em Lisboa (SPH) e outra no Porto (SPMH), que aceitam apenas médicos como membros. As farmácias em Portugal vendem medicamentos homeopáticos com autorização do Infarmed.

  • Reino Unido: a homeopatia é legalizada como prática médica. Um ato do parlamento britânico de 1950 (Ato da Faculdade de Homeopatia) reuniu as leis e regulamentos sobre a prática da homeopatia.

  • República Checa: há cerca de mil médicos homeopatas clássicos, que não receitam apenas remédios homeopáticos porque as companhias de seguro não cobrem os gastos.
  • Romênia: a homeopatia foi legalizada em 1969, e é exercida apenas por médicos. Há cerca de setecentos homeopatas no país.

 


-APH – 15.000 homeopatas


-Cursos, disciplinas regulares e ambulatórios na USP, UniFESP, Escola de Medicina de Uberlândia, Faculdade de Medicina de Jundiaí


-300.000 consultas realizadas pelos SUS entre 2000 – 2002


-Nos EUA, 2,5 milhões de americanos utilizam a homeopatia.


-Na França e Alemanha, 30% da população.


-Na Inglaterra, a família real é patronesse da terapia, mantendo o Royal London

Homeopathic Hospital:


hosp homeop

 

 

 

 

Consultorio de medicina natural, especialista em homeopatia e medicina tradicional chinesa.CONSULTÓRIO : NA RUA SILVA JARDIM  111,  CENTRO, SÃO LUIS, MARANHAO . TEL.098-32212735, 32615500